EP-28 – O caminho de Buda é o autoconhecimento

EP-28 - O caminho de Buda é o autoconhecimento

Apresentador

Reginaldo Pacheco

Convidado

Milton Sato

Pauta

EP-28 – O caminho de Buda é o autoconhecimento

LINKS INDICADOS NO PROGRAMA

Roda de Pensadores http://www.rodadepensadores.com.br/

Instagram @jornadasdoeu https://bit.ly/2A64MHV

Contato: jornadasdoeu@gmail.com

Campanha LGBT

Podcaster https://lgbtpodcasters.com.br/

Dicas da Semana

O caminho de Buda é o autoconhecimento

O Budismo vem se popularizando no Brasil, tanto como filosofia e religião, segundo o ultimo senso do IBGE em 2010 nosso país tem mais de 243 966 seguidores.
Com a sua abordagem pé no chão para lidar com as demandas da realidade, a pratica da meditação e a contemplação, o budismo ensina seus seguidores a viverem no agora, conectados ao presente.

Sidarta Gautama

Contam-nos que o homem que nasceu com o nome de Sidarta Gautama, mas que viria a ficar conhecido simplesmente como “o Buda” (i.e. o Iluminado), foi príncipe de um reino muito rico, e os seus pais sempre tentaram que tivesse todas as melhores coisas, pois já lhes tinha sido profetizado o seu destino (que, diga-se, pareciam querer evitar). Um dia, enquanto a sua carruagem era conduzida por uma povoação, viu algo que nunca tinha visto até então – um idoso. Pouco depois, numa segunda viagem, viu um doente. Numa terceira, um homem morto, e a realidade dessas sucessivas descobertas levou-o à contemplação de um problema – de que lhe valiam todas as coisas que tinha, se acabaria por morrer mais cedo ou mais tarde?

Alguns dias depois viu um asceta, e essa nova ocorrência levou este príncipe a decidir despojar-se de tudo o que tinha e ir para uma floresta meditar no seu problema. Uma e outra vez os seus pais, a esposa e o próprio filho, aqueles que conhecia, tentaram-no fazer desistir dessa ideia, muitas vezes até lhe apontando alternativas, mas não conseguiram demovê-lo. Procurou quem o pudesse ajudar a alcançar o seu objetivo, mas nenhum professor ou colega lhe pôde ensinar o que ele queria aprender. Então, numa determinada altura, decidiu sentar-se em baixo de uma árvore e não se mover do local até encontrar a resposta que procurava.

Na imagem acima pode ser visto esse momento, de algum relevo na arte budista, em que Mara, a personificação da morte e das muitas tentações da vida, e os seus demónios tentam perturbar Sidarta Gautama enquanto meditava. Tentaram assustá-lo, seduzi-lo pelos prazeres da carne, e outras coisas semelhantes, mas durante toda a sua meditação mostrou-se imperturbável. E depois, passadas sete semanas, encontrou a resposta que procurava, tornando-se Buda, i.e. “O Iluminado”.

O caminho de Buda é o autoconhecimento

No episodio dessa semana conversamos com o facilitador de praticas budistas Milton Sato sobre as praticas do budismo e como podem ser benéficas as nossas vidas, ao desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, e sobre o caminho da iluminação budista.

OUÇA TAMBÉM EP 27 – Os caminhos da Umbanda e o autoconhecimento.

Se você gostou desse episódio lembre-se de mandar para todos os seus amigos e compartilhar nas redes sociais.


One Reply to “EP-28 – O caminho de Buda é o autoconhecimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *