EP-23 Drag King e as performances de masculinidade

Apresentador
Reginaldo Pacheco
Convidado
Rubia Romani, Multiartista que desenvolve cruzamentos de artes, sexualidades e terapias corporais. Rubão, Drag King,
Contato @rubao.ruby
Clarissa Foerster Casagrande, Fotógrafa, Drag King Omega
Contato @omegathedk
Pauta
EP-23 Drag King e as performances de masculinidade
LINKS INDICADOS NO PROGRAMA
Roda de Pensadores http://www.rodadepensadores.com.br/
Instagram @jornadasdoeu https://bit.ly/2A64MHV
Contato: jornadasdoeu@gmail.com
Campanha LGBT Podcaster
https://lgbtpodcasters.com.br/
Conselho Federal de Psicologia do Brasil
https://site.cfp.org.br/
Dica da semana
𝐆𝐀𝐈𝐀 𝐎𝐆𝐑𝐄 – @gaiaogre
CAMALEÓN – @camaleondrag
Coletivo Drag @Kings.of.the.night
Drag King e as performances de masculinidade
A arte drag é muito versátil e vem se tornando cada vez mais popular no mundo com programas como RuPaul Drag Race, um reality show onde drags queens competem por uma coroa e o título de melhor drag queen dos estados unidos.
A performance drag queen consiste em um homem performar uma personagem feminina com roupas e acessórios e por ser uma arte muito versátil os shows podem contar com canto, dança, dublagem, representação e muitos outros elementos.
Com a popularidade das drag queens, um outro tipo de performance drag vem ganhando destaque, os drag kings, essa performance consiste em mulheres performando homens, brincando com elementos e estereótipos de masculinidade um show drag king é tão versátil quanto um show de drag queen.
Em 2013 o drag king ganhou destaque no queer week em Paris, um evento dedicado às reflexões de gênero e sexualidade, que acontece anualmente desde 2010 no Instituto de Estudos Políticos de Paris.
E no programa de hoje vamos conversar sobre como uma performance drag pode questionar os modelos de masculinidade, como ele pode abrir espaço para que homens possam conversar sobre o que significa ser homem.
Quando falamos de masculinidade precisamos lembrar que ser homem é uma ideia verdadeiramente abrangente, mas culturalmente reduzimos esse conjunto de ideias e filosofias a modelos restritivos e limitantes.
Então em nosso primeiro programa sobre novas masculinidades conversamos com duas mulheres que fazem drag king e brincam com os modelos de masculinidades vigentes no ocidente.
Então dê o play e acompanhe a conversa.
Ouça também EP-22 Eu sou responsável pelo que eu falo e não pelo que você entende
One Reply to “EP-23 Drag King e as performances de masculinidade”